Testando os scripts criados no tutorial

Ao longo do tutorial estaremos criando diversos scripts PHP para demonstrar vários aspectos da linguagem e da tecnologia. Para testar estes scripts é necessario que eles estejam acessívels pelo seu servidor web e isso geralmente acontece quando o seu script esta na pasta de documentos do seu servidor.

Identificar esta pasta vai depender de como está configurado o seu servidor web. Se você seguiu o post Criando um servidor PHP Mysql com o XAMPP  ou se tem uma instalação do independente do Apache, a sua pasta de documentos fica em "htdocs". Já o VertrigoServ utiliza uma pasta "www" dentro do diretório de instalação. O IIS usa como pasta de documentos a pasta "wwwroot" que fica geralmente dentro da pasta inetpub na raiz do sistema.
É possível ainda tanto no Apache, quando no IIS mapear uma pasta qualquer do sistema para um endereço no browser (processo que veremos em outro post) o que é muito útil para organizar os projetos de forma mais independente.

A pasta de documentos do servidor é em geral aquela que é acessada quando acessamos o endereço do servidor. Por exemplo, se entramos no endereço http://localhost/, estamos acessando a pasta de documentos do servidor. Quando você entra neste endereço e é exibida uma página (Por exemplo, o painel de controle do XAMPP) é porque o servidor esta configurado  para que os arquios index.htm, index.html, index.php e outros tipos de index. sejam chamados quando nenhum arquivo é especificado no endereço. Seria equivalente a chamar http://localhost/index.php. Sendo assim se você tem o arquivo PHP 'primeiro.php' na pasta de documentos do seu servidor, o endereço para acessar este arquivo no browser seria 'http://localhost/primeiro.php'. 

Da mesma forma se o arquivo 'primeiro.php' está dentro de uma pasta chamada 'exemplo' que esta dentro da pasta de documentos do servidor o endereço para acessar este arquivo seria 'http://localhost/exemplo/primeiro.php' e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário