Criando um ambiente para trabalhar com SQL

Antes de começar no SQL é importante criar um ambiente de trabalho, ou melhor dizendo, instalar um banco de dados que você pode usar para testar os comandos e ir se familiarizando com a idéia. Nós vamos dar aqui os passos para a instalação do MySQL por meio do XAMPP que é bem simples e funciona muito bem.

  1. Faça o download o XAMPP (Se ainda não tiver seguido a instalação dele nos posts anteriores, caso tenha, vá para o passo 4).
  2. A opção do link é a Selfextracting 7-ZIP archive então terminado o download basta executar o arquivo xampp-win32-1.7.1.exe e escolher o diretorio da instalação (Vamos assumir que você escoleu a pasta C:\xampp que é a padrão).
  3. Depois de terminada a instalação abra a pasta C:\xampp no explorer.
  4. Execute o arquivo xampp_start.exe
  5. Uma janela de comando deve aparecer. Não feche esta janela!!
  6. Abra o Firefox, ou o Internet explorer e entre no endereço http://localhost. Deve aparecer pra você o painel de controle do XAMPP. (Na primeira vez que você entra, você vê antes do painel uma tela para escolher a sua linguagem. Escolha, e vá para o painel.)
  7. No painel entre no link phpMyAdmin que aparece no menu esquerdo do painel.
  8. Você deverá ver uma imagem como esta:


  9. Esta é a interface do phpMyAdmin que se conecta ao MySQL. Ai você pode criar o banco de dados my_db escrevendo my_db no campo 'Criar novo Banco de Dados' e clicando em 'Criar'. Além disso, ai você pode criar tabelas, usuários, permissões e muito mais.
Vamos ter outros posts explicando melhor como usar o phpMyAdmin. Qualquer dúvida, esclarecimento ou comentário use espaço para comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário