Criando um servidor PHP Mysql com o XAMPP

Para estudar o PHP, duas coisas são fundamentais: Um editor de texto (eu sugiro o jedit mas você pode usar inclusive o bloco de notas, o que eu não recomendo) e um servidor web configurado com o PHP.

Eu já passei pela experiência de fazer esta configuração "na unha" e ela foi dolorosa, bem longe de ser algo indicado para quem esta iniciando. Felizmente nós temos opções.
Existem alguns pacotes que trazem de forma pré-configurada este conjunto de servidor web + PHP + (...) facilitando bastante este processo de configuração do ambiente PHP.

Um dos mais pacotes usados para se fazer esta configuração é o XAMPP que vem na sua versão 1.7 com uma lista de pacotes que é bem suficiente para o propósito de estudo (Apache, MySQL, PHP + PEAR, Perl, mod_php, mod_perl, mod_ssl, OpenSSL, phpMyAdmin, Webalizer, Mercury Mail Transport System for Win32 and NetWare Systems v3.32, Ming, JpGraph, FileZilla FTP Server, mcrypt, eAccelerator, SQLite, and WEB-DAV + mod_auth_mysq). Ele tem também uma versão Lite que além de ser um pouco menor também tem os principais componentes necessários no estudo do PHP.

Para instalar o XAMPP basta fazer o download no site da versão Completa ou da versão Lite e seguir as instruções dadas no próprio site para a instalação. Depois de instalado (tanto na versão com instalador como na versão ZIP sem instalador) será criada uma pasta no seu computador com os arquivos do servidor. Para rodar o servidor depois de feita a instalação basta executar o arquivo xampp_start.exe e para parar o servidor o arquivo xampp_stop.exe. Uma janela do DOS ficará sempre aberta enquanto o servidor estiver executando. Não feche esta janela.

Entre as pastas criadas as mais importantes são:
  1. A pasta htdocs: Onde ficam os arquivos php entre outros. É a pasta de documentos web do apache.
  2. A pasta apache que contém as pastas do servidor incluindo a pasta de logs e a pasta de configurações.
Para testar a sua instalação basta rodar o servidor e acessar no seu browser o endereço http://localhost/ ou http://127.0.0.1/. Se a instalação foi bem sucedida você verá ai um painel de controle do XAMPP onde você tem acesso à algumas configurações e verificações de segurança.

Apesar de ser um dos mais usados o XAMPP não é o único pacote. Temos por exemplo o VertrigoServ que oferece inclusive um interface mais amigável.

3 comentários: